Sem medo da verdade!

política

Denis Assunção é investigado por contratos suspeitos na Secretaria de Segurança de Parauapebas

A apuração identifica indícios de irregularidades em diversos contratos firmados à época, incluindo favorecimento a empresas sem registro no CREA-PA, direcionamento e indícios de superfaturamento

Um levantamento feito a partir de dados do Portal da Transparência do município de Parauapebas (PA) aponta que mais de 5 mil dispensas de licitação foram realizadas durante a gestão de Denis Assunção à frente da Secretaria Municipal de Segurança. A apuração identifica indícios de irregularidades em diversos contratos firmados à época, incluindo favorecimento a empresas sem registro no CREA-PA, direcionamento e indícios de superfaturamento.

Denis Assunção, apontado como “homem de confiança” do deputado Braz e da vereadora Maquivalda, ocupou os cargos de secretário de Segurança e, posteriormente, de Governo, durante a administração do ex-prefeito Darci Lermen (2017–2024). As suspeitas levantadas dizem respeito especificamente ao período em que comandava a pasta de Segurança Pública do município.

Entre os apontamentos, estão contratações de empresas com atividades semelhantes por meio de processos repetidos de dispensa de licitação. Algumas dessas empresas, segundo consta, não possuem registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), embora tenham sido contratadas para serviços que exigiriam tal habilitação. Há também casos de empresas que, supostamente, seriam de fachada e que teriam recebido valores elevados por serviços prestados.

Ainda de acordo com a apuração, foram detectadas compras com indícios de sobrepreço e execução de atividades duplicadas em diferentes contratos. O volume de recursos movimentado ultrapassa os limites esperados para a pasta e compromete parte do orçamento público.

Além disso, há registros de viagens nacionais e internacionais realizadas por integrantes da gestão à época, sem detalhamento suficiente sobre os objetivos ou os custos das agendas, o que pode indicar mau uso de recursos públicos.

A reportagem solicitou posicionamento do ex-secretário Denis Assunção, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta. O espaço segue aberto para eventuais manifestações. Carajás Notícias – Sem medo da verdade.

Indicado de Braz envolvido em corrupção controla polícias em Parauapebas

COMPARTILHE

Recomendado para você

política
Denis Assunção é investigado por contratos suspeitos na Secretaria de Segurança de Parauapebas
educação
Estudantes de Parauapebas participam da Olimpíada Brasileira de Foguetes
polícia
Jovem é preso após se masturbar na frente de funcionárias de loja em Parauapebas
esporte
Marabaense Noan Lemos é pré-convocado para a Seleção Carioca de Natação