Sem medo da verdade!

ELEIÇÕES 2024

Chamonzinho esconde resultados de duas novas pesquisas após aparecer atrás de Toni Cunha

Candidato do MDB tem requentado uma pesquisa duvidosa divulgada no início do mês para tentar confundir o eleitorado, mas vem escondendo duas pesquisas que mandou contratar através de blogueiros tendenciosos que trabalham para sua campanha. Reportagem do Portal Carajás Notícias está atenta à corrida eleitoral da metrópole de Carajás e divulga detalhes dos novos levantamentos com exclusividade

O candidato Chamonzinho (MDB) encomendou duas pesquisas eleitorais, ambas devidamente registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), mas até o momento os resultados não foram divulgados, apesar de o prazo de publicação já ter passado. A campanha do candidato tem insistido em requentar uma pesquisa realizada no início de setembro, cujo resultado é questionado, para confundir o eleitorado. A não divulgação das novas pesquisas levanta questionamentos sobre os motivos de sua omissão, especialmente diante da possibilidade de que os resultados mostrem uma desvantagem em relação ao oponente Toni Cunha (PL).

A primeira pesquisa, encomendada junto ao Instituto Acertar, foi registrada no TRE-PA sob o número PA-00664/2024. O levantamento foi iniciado no dia 16 de setembro e tinha data prevista para divulgação em 21 de setembro (último sábado). O custo da pesquisa foi de R$ 25.066,02, e ela foi contratada por J.E Ferreira do Vale, responsável pelo tendencioso Blog do Zé Dudu, conhecido por seu apoio explícito a Chamonzinho. No entanto, até o presente momento, essa pesquisa não foi apresentada ao público, o que pode indicar que os números não favorecem o candidato. A recusa em divulgar os dados sugere que Chamonzinho estaria evitando expor sua desvantagem.

A segunda pesquisa foi realizada pelo Instituto Doxa, logo após o debate eleitoral ocorrido em 21 de setembro, do qual Chamonzinho não participou. Registrada no TRE-PA sob o número PA-09614/2024, a pesquisa tinha previsão de divulgação para esta sexta-feira (27), mas, até agora, a campanha do candidato também optou por não publicá-la.

Essa pesquisa foi contratada pela empresa DDD91 LTDA, que a Reportagem apurou ser de propriedade do blogueiro Diógenes Brandão, que, em outros momentos, fazia críticas a Chamonzinho, mas recentemente passou a apoiá-lo, bem como ao governo Helder. O custo dessa pesquisa foi de R$ 15 mil.

Enquanto isso, uma enquete realizada pelo Portal Carajás Notícias, às 17h30 desta sexta-feira, mostra Toni Cunha à frente com 3.513 votos, seguido por Chamonzinho com 2.126 votos e Dirceu com 451 votos. Os resultados estão se alterando a cada minuto. A grande distância entre os candidatos demonstra o crescimento da rejeição ao candidato do MDB, especialmente após o emedebista fugir do debate com os adversários Dirceu ten Caten e Toni Cunha.

Diante de tamanha desvantagem, o Portal Carajás Notícias divulgou esta semana que a equipe do candidato está enfrentando um clima de grande apreensão no QG de campanha. Assessores diretos do político teriam demonstrado frustração e raiva ao receberem os resultados das pesquisas, que apontam uma vantagem ainda maior para Toni Cunha (PL), atual líder nas intenções de voto. O próprio Chamonzinho teria arremessado um copo de vidro contra uma janela, em reação aos dados que indicam uma derrota quase certa.

Fontes também relatam que, diante da queda nas pesquisas, Chamonzinho tem orientado sua equipe a intensificar a produção de ataques e fake news contra Toni Cunha, utilizando terceiros (blogs, sites e páginas) para espalhar difamações até a véspera da eleição. O que se percebe, porém, é um efeito diverso do esperado: o eleitor consciente não acredita mais em ataques infundados no período eleitoral, buscando analisar as propostas e o histórico dos candidatos. A estratégia de ataques de Chamonzinho continuará nos próximos dias, diante do temor pela derrota, que já é dada como quase certa no bunker do emedebista.

COMPARTILHE

Recomendado para você

NOVO PAPA
‘Habemus papam’: fumaça branca anuncia que Igreja Católica tem novo papa
PARAUAPEBAS
Indicado de Braz envolvido em corrupção controla polícias em Parauapebas
POLÍTICA
Condenada por improbidade, Maquivalda Barros tenta apagar passado com ataques à atual gestão em Parauapebas
MATRICULAS
Semed Parauapebas altera calendário de matriculas para melhor atender demanda