Sem medo da verdade!

Educação

Escola Liberdade sai do “fundo do poço” para o topo da educação em Marabá

MARABÁ (PA) – No dia 14 de agosto de 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2023, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, no Distrito Federal (DF), onde os números publicados elevaram sobremaneira o Ideb da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Liberdade, localizada na cidade de Marabá, no sudeste do Pará.

Desde a data da criação do Ideb, no ano de 2007, a conhecida Escola Liberdade, que atende a uma comunidade em sua maioria carente, localizada no bairro de mesmo nome, tinha alcançado patamares tão altos. Ao contrário, a unidade de ensino nem era contabilizada pela equipe do Inep, porque o rendimento dos estudantes não alcançava o mínimo exigido pelo Ministério da Educação e essa situação agravava a imagem negativa da instituição de ensino junto aos pais, responsáveis e alunos do Núcleo Cidade Nova.

Nos últimos três anos, houve um fortalecimento da equipe de professores e coordenadores pedagógicos com a chegada de alguns mestres considerados “casca grossa”. Nos dados do Ideb, publicados em 2024, a Escola Liberdade saiu de um quadro de escolas que nem apareciam desde 2017 no ranking nacional do Ideb para alcançar a nota 4,1. O diretor da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Marabá, Prof. Magno Deleon, atou de forma direta para que a escola melhorasse seu rendimento através do envio de vários educadores para tentar reverter a visão negativa da escola pelos estudantes e familiares.

Para se ter uma ideia do tamanho do feito alcançado, a nota 4,1 fez a Escola Liberdade “sair do zero” para ficar na 3° colocação entre as escolas de Tempo Integral de Marabá, na 9ª posição entre as 23 escolas estaduais de Marabá e na 15ª colocação entre as 64 escolas que são jurisdicionadas pela DRE/Marabá na Região de Carajás. O resultado alcançado pela unidade de ensino deixou bastante orgulhosos os alunos, pais e servidores porque a situação era de um descrédito quase que total em relação à péssima qualidade do ensino que resultava em uma baixa aprovação com notas satisfatórias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o Professor Paulo Firmino de Sousa Júnior, o “Prof. PJ”, diretor da Escola Liberdade, o trabalho que continua sendo realizado por todos da comunidade escolar deverá elevar ainda mais os números da instituição escolar por ocasião da próxima divulgação da avaliação que acontecerá em 2025. Por outro lado, embora o prédio tenha recebido uma reforma parcial em 2023, as condições para os alunos passarem o dia na unidade escolar continua ruim, pois não existem banheiros adequados, refeitório, a quadra poliesportiva é antiga e sem cobertura. Sem falar na falta do laboratório de informática, auditório, sala de música e dança.

De acordo com os integrantes da comunidade escolar, todos esperam que os números alcançados pela Escola Liberdade em 2024 façam a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) “olhar com mais carinho” e construa um novo complexo escolar para que estudantes, professores e servidores usufruam de melhores condições de trabalho e estudo sempre em busca de melhorias na qualidade do ensino da Escola Liberdade. (Pedro Souza)

COMPARTILHE

Recomendado para você

NOVO PAPA
‘Habemus papam’: fumaça branca anuncia que Igreja Católica tem novo papa
PARAUAPEBAS
Indicado de Braz envolvido em corrupção controla polícias em Parauapebas
POLÍTICA
Condenada por improbidade, Maquivalda Barros tenta apagar passado com ataques à atual gestão em Parauapebas
MATRICULAS
Semed Parauapebas altera calendário de matriculas para melhor atender demanda