Sem medo da verdade!

CLIMA DE TENSÃO

Assessores de Chamonzinho dão derrota como certa e candidato tem acesso de fúria em QG

Chamonzinho (MDB) arremessou um copo de vidro contra uma janela após receber nova pesquisa interna que aponta uma vantagem maior do oponente, o Delegado Toni Cunha (PL). Clima na campanha do emedebista é de derrota e equipe tem intensificado ataques e mentiras nas redes sociais na esperança de ‘virar o jogo’

Uma fonte interna da campanha de Chamonzinho (MDB) informou à Reportagem que a equipe do candidato está enfrentando um clima de grande apreensão no QG de campanha. Assessores diretos do político teriam demonstrado frustração e raiva ao receberem resultados de pesquisas internas que apontam uma vantagem ainda maior para Toni Cunha (PL), atual líder nas intenções de voto. O próprio Chamonzinho teria arremessado um copo de vidro contra uma janela, em reação aos dados que indicam uma derrota quase certa.

De acordo com a pesquisa do Instituto Ampla, registrada no TSE sob o número PA-06003/2024, Toni Cunha lidera com 29,5% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado aparece com 27,5%. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de setembro, ouvindo 800 eleitores.

Fontes também relatam que, diante da queda nas pesquisas, Chamonzinho tem orientado sua equipe a intensificar a produção de ataques e fake news contra Toni Cunha, utilizando terceiros (blogs, sites e páginas) para espalhar difamações até a véspera da eleição. O que se percebe, porém, é um efeito diverso do esperado: o eleitor consciente não acredita mais em ataques infundados no período eleitoral, buscando analisar as propostas e o histórico dos candidatos.

Além disso, o candidato estaria confiando na compra de votos para virar o cenário na madrugada de 6 de outubro, estratégia muito usada por Miguelito e Elza Miranda, que são da base do candidato de Curionópolis e sabidamente sempre recorreram a esse recurso para se perpetuarem no poder.

No entanto, fontes da Reportagem também indicam que grande parte desses assessores deverá embolsar o dinheiro que seria destinado à compra de votos, como “prêmio de consolação” pela derrota nas urnas. A Polícia Federal tem intensificado suas ações de combate a crimes eleitorais por todo o Brasil e, na última sexta-feira (20), apreendeu mais de R$ 1 milhão e materiais de campanha eleitoral em duas abordagens distintas a veículos, em Boa Vista.

No total, a PF já apreendeu mais de R$ 3 milhões somente neste mês de setembro. A PF segue com as investigações para identificar a origem do dinheiro e os vínculos entre os envolvidos. É preciso que a PF também realize ações semelhantes em Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Tucuruí e outras cidades das regiões sul e sudeste do Pará, de maneira a coibir essa prática.

COMPARTILHE

Recomendado para você

NOVO PAPA
‘Habemus papam’: fumaça branca anuncia que Igreja Católica tem novo papa
PARAUAPEBAS
Indicado de Braz envolvido em corrupção controla polícias em Parauapebas
POLÍTICA
Condenada por improbidade, Maquivalda Barros tenta apagar passado com ataques à atual gestão em Parauapebas
MATRICULAS
Semed Parauapebas altera calendário de matriculas para melhor atender demanda